Faça parte do Lanteri

Grupo Lanteri comemora 40 anos em novo espaço de apresentação 06/03/2018

Esse ano o Grupo Lanteri comemora 40 anos de existência e estamos sendo presenteados com uma novidade… Vamos apresentar a Paixão de Cristo, na sexta-feira santa, em Araucária. Estamos aceitando esse desafio com satisfação e ânimo novo.

Satisfação, na medida em que essa novidade consolida a história heterogênea e itinerante do Grupo. Pois, o Lanteri se constituiu, ao longo de seus 40 anos como um grupo de teatro popular formado por integrantes de diferentes bairros de Curitiba e de várias cidades da região metropolitana, dentre os quais destacamos: Vila São Paulo, Vila Macedo, Jardim Centauro, Uberaba, Guabirotuba, Mercês, Rocio, Centro, Guadalupe, Colombo, Almirante Tamandaré, Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Pinhais, entre tantos outros. Ou seja, é um grupo de teatro, cujo elenco organizou-se com pessoas oriundas de diferentes culturas e estratos sociais e o fato de podermos apresentar a “Paixão” em espaços sócio-culturais diversificados, indica que o grupo, formado por pessoas que vêm de diversas comunidades, pode, também, contemplar públicos diversos, em distintos bairros e cidades. 

Sobre essa questão, inclusive, cabe ressaltar que, nas semanas que antecedem a encenação da Paixão de Cristo, recebemos ligações e e-mails  de espectadores de várias cidades, como Florianópolis, Apucarana, Arapongas, Guarapuava, Brusque, Joinville, Ponta Grossa, Guaratuba, Paranaguá, entre outras. Eles querem saber onde o Lanteri estará encenando a Paixão de Cristo. Portanto, é de conhecimento do público, que as montagens do Lanteri não são encenadas em um local fixo. Esse fato ilustra e indica que os atores e o próprio público já reconhecem o Lanteri como um Grupo de teatro popular e, portanto, aberto à diversidade, tanto de seus componentes – pessoas que vêm de diversas comunidades -,  como de sua plateia, que  tem vindo acompanhar a encenação em diferentes espaços: Vila São Paulo (4 anos); Setor Histórico de Curitiba (6 anos); Centro Cívico (4 anos); Pedreira Paulo Leminski (24 anos); BioParque (2 anos); São José dos Pinhais (1 ano); Araucária (2 anos); Colombo (2 anos); Morretes (1 ano).

Ânimo novo, pois a Prefeitura de Araucária está abrindo a possibilidade de estabelecer uma parceria que privilegia a continuidade de nosso trabalho. Tal prefeitura tem mostrado bastante interesse em nos ter junto de sua comunidade. Dessa forma, tem explicitado claro desejo de estabelecer uma ação cooperativa com o Grupo Lanteri, viabilizando investimentos capazes de custear as necessidades básicas para a encenação. Por isso, essa parceria tem nos animado. Afinal, é preciso investimento para que possamos, constantemente, renovar, recriar indumentária, cenários, adereços e tudo mais que qualquer montagem teatral demanda.

Assim, tendo em vista os nossos 40 anos de atividades, estamos aceitando o desafio de realizar – em 2018 – um evento memorável e abençoado no Parque Cachoeira, em Araucária! Esse Parque é um local amplo, de fácil acesso e confortável para o público. Queremos compartilhar essa novidade com todos vocês e ouvir sugestões construtivas para que essa nova empreitada continue agraciando, com sucesso, o nosso querido público.

Veja mais Notícias